segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aprendendo



Acho que existem coisas "comuns" a todos os tipos da doença e que podem ajudar o paciente no decorrer do tratamento.
Mesmo que você que me lê não tenha a doença, certamente conhece ou conhecerá alguém que tem. Fiz uma pesquisa básica para compartilhar com todos aqui no Blog.
  • DIGANÓSTICO: Quando descobrir a doença, respire fundo e não se desespere. Câncer é um tabu. A palavra é feia e assusta, mas a medicina está tão avançada que você, certamente, terá diversas opções de ajuda. Use o termo "tumor maligno". Espere fazer TODOS os exames para seu médico dizer exatamente que tipo de câncer você tem e que estágio está antes de pensar qualquer coisa.
  • INFORMAÇÃO É TUDO! Apareceu o problema? Veja como resolver!!! Faça TUDO que for possível. Eu tive amigos que já tinham passado pelo tratamento com quimioterapia e os mesmos sempre conversavam comigo a respeito de tudo, preparando-me para o que eu poderia sentir ou não. Você DEVE se tornar uma expert no assunto para ver que ele é sério, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
  • MÉDICOS: Procure saber quem é o melhor oncologista de sua cidade. Pesquise nomes na internet e peça orientação do seu médico. Se não tiver plano e não puder pagar de jeito nenhum, parta para a opção do SUS, mas tente sempre alguma indicação. O SUS não deixa nada a desejar tratando-se de atendimento oncológico, pelo menos aqui em minha região.
·         Outra dica importante: Fique a vontade com seu médico. Tenha a liberdade de tirar todas as dúvidas. Meu oncologista, Dr. Cleber Gomes é maravilhoso: referência, seguro, inteligente e bem-humorado. Essa não é a hora de cara feia e grosserias.
Geralmente você vai ser assistida por médicos das seguintes especialidades: ONCOLOGISTA,  MASTOLOGISTA, PSICOLÓGOS NUTRICIONISTA (é interessante pois ele passará uma dieta. Uma tendência de quem faz quimioterapia é engordar ou emagrecer em muitos casos), PSICÓLOGO (é FUNDAMENTAL cuidar da cabeça!! Eu fui há umas cinco consultas, depois a Psicóloga que me acompanhava disse que não sabia o que eu faria ali..rs .Que eu estava encarando tudo muitobem...)
 
  • TRATAMENTO: Uma das primeiras informações a se saber é: CADA CASO É UM CASO. CADA QUIMIOTERAPIA (OU RADIOTERAPIA) É ESPECÍFICA PARA CADA PACIENTE. Dentro de um tipo de câncer, existem várias categorias.  Por isso, cuidado com as pesquisas na internet! Elas podem te apavorar sem necessidade. (falo isso porque foi assim que aconteceu comigo.)
  • EFEITOS COLATERIAS: Tive 04 doses de um tipo remédio de quimioterapia - sentia náuseas, muito sono, fadiga, oscilação de humor, etc. Mas nada fora do normal. Sem falar que no início do tratamento sentia dores horríveis na região da nuca, pura tensão, disse o médico. Essa dor desapareceu semanas após o tratamento. Mas se ficarmos nos entregando a qualquer dorzinha, não viveremos   nossa vida! Só é bom reparar para que ela seja suportável e não anormal. Peça ao médico para passar um remédio para dores de fracas a médias e outro para dores fortes. CUIDADO com remédios que atacam o fígado. Pergunte sobre isso ao seu médico!
  • CIRURGIA: Ela VAI acontecer. No meu caso, por causa do tipo de câncer, optaram por me tratar antes e operar depois. Não tenha medo da cirurgia! Pense que ela vai te livrar de todo o mal!
  • RECEITAS MILAGROSAS: Certa vez assistir no Globo Repórter que remédios naturais somados a outras medicações podem não nos fazer bem! Existem muitos chás e misturas que interferem no tratamento, por isso termina sendo perigoso.  Você VAI receber indicações, ouvir pessoas falando que "fulano lá no interior onde o vento faz a curva, tomou um suco de folha que curou do câncer". Existem algumas opções: ou é lenda, ou é mentira, ou foi um tipo totalmente diferente do seu.
  • ENJÔOS: Isso é MUITO IMPORTANTE. Náusea é diferente de vômito. Náusea é o enjoo, aquela sensação de fastio, gosto ruim na boca e etc. Vômito todo mundo sabe o que é! Aqui na Bahia dizem que é "chamar o Raul". Bom, eu chamei Raul inúmeras vezes. Existem três níveis de remédios para enjoos e vômitos (não vou citar marcas). Vamos chamar de tipos 1, 2 e 3, sendo que o 1 é o mais leve. No primeiro momento, os médicos vão te passar o 1. Bata pé firme e diga que você quer o 3!!!! O 3 é caro, mas vale MUITO A PENA (faça uma vaquinha com a família!). Não passar mal é um dos fatores FUNDAMENTAIS para ficar bem nesse momento crítico da sua vida.
  • DÚVIDAS: Isso é FUNDAMENTAL. Pegue papel e caneta para anotar TUDO que estiver na sua cabeça, mesmo que você ache que é idiota. Minha primeira pergunta foi: POSSO USAR ESMALTE E MAQUIAGEM? hehehe
Geralmente pode, tranquilamente. Eles serão super aliados seus! Pergunte coisas como: posso fazer sexo (pode, mas com ressalvas! Veja como é no seu caso)? Posso sair a noite? Posso comer que tipo de comida (a nutricionista vai ajudar, mas o oncologista pode adiantar)? Posso fazer esportes? A menstruação muda? E assim por diante. ( em meu caso uma das recomendações médicas foi evitar ambientes fechados e com muita gente.)
  • CONTANDO AOS AMIGOS: É um PORRE contar para todo mundo. Você termina tendo um discurso pronto. Tem gente que acha que você vai morrer. Que chora, que faz drama e... OPA! A paciente é você! Fuja do drama! Meu conselho é: no primeiro momento, fale somente com as pessoas MUITO próximas. Depois que você já estiver com TUDO esclarecido, você fala com seus amigos de balada, trabalho, academia e etc. Sabe o que eu fiz? Mandei um e-mail pra geral! Por mais que pareça frio, achei que foi melhor pra mim. Fora os amigos, muita gente CHATA E SEM NOÇÃO, que não tem intimidade com você, vai querer saber dos detalhes.
  • CABELOS: Esse conselho é SÉRIO! Logo depois que meu médico disse qual séria meu tipo de quimioterapia, ele disse: "seu cabelo não vai cair completamente agora, vai cair mais do que o normal, mas não por completo". E caiu (digamos 50%). Cortei-o acima do ombro! (foto dessa postagem).
  • DIRETOS DO PACIENTE COM CÂNCER: Bom, existem alguns direitos trabalhistas para pacientes com câncer. Pelo que li, SE você for demitida por isso, pode entrar na justiça,  pois preconceito é crime. Agora, se você estiver mal e precisar ficar em casa, você tem direito a 15 dias de licença médica e depois terá que ir ao INSS para um afastamento.
  • CUIDADOS BÁSICOS: A Clínica AMO, em Salvador, preparou um  manual super bacana que todo paciente deve ler. Alguns cuidados básicos são:
  1. Gengivas (escove os dentes com maior frequência, usando enxaguante sem álcool e outros remédios que o médico vai passar), use filtro solar maior que 30 (mesmo que não saia de casa! Alguns remédios deixam a pele escura)
  2. Líquidos - beba MUITA água e, se possível água de coco.
  3. Prisão de Ventre ou diarreia - cuide da alimentação para que isso não aconteça. Fale com a equipe médica sobre o assunto.
  4. Evite locais aglomerados como carnaval, festas de largo, locais fechados com muitas pessoas e etc.
  5. Evite encontrar pessoas com gripe ou viroses, mesmo que seja de longe.
  6. Não tire as cutículas das unhas - você pode fazer a unha empurrando e hidratando!
  7. Fique atenta à febre. Se der a partir de 38º fale com a equipe médica.
  8. Qualquer sintoma extremo deve ser comunicado.
  9. Evite carregar peso, subir escadas e coisas que demandem muito desgaste.
  10. Se puder, coma comidas orgânicas, de fazenda. Principalmente quem tiver câncer de mama, evite frango com hormônio e soja.
  • DESABAFE: Mesmo que você esteja bem ou frequentando uma psicóloga, acho legal fazer um diário ou um blog para desabafar, compartilhar e organizar as ideias. Eu fiz o Bula da Iza! (Tentarei atualizá-lo diariamente!)
  • AMIGOS: Essa é a hora que você vai ver quem é seu amigo. Algumas pessoas vão querer estar junto, te visitar, ligar e etc. Outras vão sumir, já que você não poderá ficar badalando. Não fique apurando. Tem gente que não entende mesmo a situação. Paciência. Você vai ficar satisfeita com o apoio de pessoas que você menos espera. Ah! Uma boa dica é fazer coisas em casa! Assistir um filme, fazer uma noite das amigas e etc. (e foi assim, que descobrir-me “arteira”, e foi em dezembro do ano passado que surgiram “As Fazedoras de Arte” – customização em camisetas.)
  • AMORES: Se você está solteira, vai ver que, provavelmente os paquerinhas também vão S-U-M-I-R! Você saberá quem riscar do seu caderninho. Afinal, precisa ser muito MACHO para ficar com uma mulher careca, né? (ouvir muitas histórias na sala de espera, e na sala de quimioterapia, de mulheres que tinham sido abandonadas por namorados e maridos durante o tratamento.) Se você tem uma relação bacana, acredito que não haverá problemas. Procure conversar bastante e coloque seu amor do seu lado nas consultas e etc. (não tive problema algum em relação a isso, ao contrário.)
  • AUTOESTIMA: É difícil, mas é importante não deixar a peteca cair. Tenham nos acessórios femininos seus maiores aliados! Use e abuse de lenços, brincos grandes, óculos, maquiagem, anéis e etc. É bom comprar algumas roupinhas também! Pode parecer fútil, mas essa "montação" é bacana para você se sentir bonita nesse momento chato. (quando eu fiquei realmente careca, em meu 2º ciclo de quimioterapia, raramente usava chapéus e lenços – assumi linda minha careca.)
Ai gente! Acho que o básico é isso! Escrevi demais hoje! Rs
Quero hoje deixar um beijo mais que especial, aos amigos que tanto amo, aao povo lindo dos Grupos “Ciúmes Estranhos, Pessoas da Alma, Solidariedade, passe a diante, Amigos de Batalha e Meus – do Facebook)que já fazem parte de mim, amo cada uma de vocês. Aos meus familiares, aos amigos que não se identificam mas que os sinto em cada visita.
Obrigada pelo carinho, força, FÉ  que vocês tem me passado. Muito Obrigada!


Espero ter ajudado!
Beijos no coração e um carinho n’alma,

Izabel Cristina





3 comentários:

  1. A cada leitura que faço do seu blog me sinto tentada a organizar as ideias e relatar minha batalha com minha "GRAÇA ILUMINADA", filha ANA CLARA. que peerdeu osmovimentos após um acidente de transito em 2009 e onde perdi meu Pai... ainda chego lá! Beijos... te garanto que este blog esta fortalecendo varias pessoas e oportunizando-as tirar duvidas, além do que verificar que o mais importante é ter CORAGEM de enfrentar a situação enão se fazer de coitado, pois muitas pessoas acham que qualquer situação dificil que você passa temos que sentir pena, discordo pois precisamos é de força e apoio e isso minha querida percebo que você tem pra dar e vender... continue escrevendo pois o blog esta ficando ótimo! PRABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Vc é linda hermana...estou aqui boba contigo e com vontade enorme de te abraçar...saudade que pula no peito...a caminhada é longa mas a gnt segue de mãos dadas, sorriso com dentes e saltitantes de tanto amor. te amo minha lindeza...aquele beeeeijo
    Com amor, Aline suapreta

    ResponderExcluir
  3. ^^ é maravilhoso poder acompanhar tudo isso... da uma estranha sensação de se estar voltando no tempo, é como se estivesse presente nesses momentos. Me chamou a atenção nesse post o trechho q conta como avisou aos amigos e me recordei como aconteceu comigo, não recebi esse email, mas lembro como me contou em uma conversa no msn depois de um longo tempo q não tinha noticias suas... e vc veio e despejou asim logo na cara: - to com cancer de pulmão...Baaaaaaaaaahhh q susto q tomeiii.. passei o resto do dia chorando

    ResponderExcluir

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aprendendo



Acho que existem coisas "comuns" a todos os tipos da doença e que podem ajudar o paciente no decorrer do tratamento.
Mesmo que você que me lê não tenha a doença, certamente conhece ou conhecerá alguém que tem. Fiz uma pesquisa básica para compartilhar com todos aqui no Blog.
  • DIGANÓSTICO: Quando descobrir a doença, respire fundo e não se desespere. Câncer é um tabu. A palavra é feia e assusta, mas a medicina está tão avançada que você, certamente, terá diversas opções de ajuda. Use o termo "tumor maligno". Espere fazer TODOS os exames para seu médico dizer exatamente que tipo de câncer você tem e que estágio está antes de pensar qualquer coisa.
  • INFORMAÇÃO É TUDO! Apareceu o problema? Veja como resolver!!! Faça TUDO que for possível. Eu tive amigos que já tinham passado pelo tratamento com quimioterapia e os mesmos sempre conversavam comigo a respeito de tudo, preparando-me para o que eu poderia sentir ou não. Você DEVE se tornar uma expert no assunto para ver que ele é sério, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
  • MÉDICOS: Procure saber quem é o melhor oncologista de sua cidade. Pesquise nomes na internet e peça orientação do seu médico. Se não tiver plano e não puder pagar de jeito nenhum, parta para a opção do SUS, mas tente sempre alguma indicação. O SUS não deixa nada a desejar tratando-se de atendimento oncológico, pelo menos aqui em minha região.
·         Outra dica importante: Fique a vontade com seu médico. Tenha a liberdade de tirar todas as dúvidas. Meu oncologista, Dr. Cleber Gomes é maravilhoso: referência, seguro, inteligente e bem-humorado. Essa não é a hora de cara feia e grosserias.
Geralmente você vai ser assistida por médicos das seguintes especialidades: ONCOLOGISTA,  MASTOLOGISTA, PSICOLÓGOS NUTRICIONISTA (é interessante pois ele passará uma dieta. Uma tendência de quem faz quimioterapia é engordar ou emagrecer em muitos casos), PSICÓLOGO (é FUNDAMENTAL cuidar da cabeça!! Eu fui há umas cinco consultas, depois a Psicóloga que me acompanhava disse que não sabia o que eu faria ali..rs .Que eu estava encarando tudo muitobem...)
 
  • TRATAMENTO: Uma das primeiras informações a se saber é: CADA CASO É UM CASO. CADA QUIMIOTERAPIA (OU RADIOTERAPIA) É ESPECÍFICA PARA CADA PACIENTE. Dentro de um tipo de câncer, existem várias categorias.  Por isso, cuidado com as pesquisas na internet! Elas podem te apavorar sem necessidade. (falo isso porque foi assim que aconteceu comigo.)
  • EFEITOS COLATERIAS: Tive 04 doses de um tipo remédio de quimioterapia - sentia náuseas, muito sono, fadiga, oscilação de humor, etc. Mas nada fora do normal. Sem falar que no início do tratamento sentia dores horríveis na região da nuca, pura tensão, disse o médico. Essa dor desapareceu semanas após o tratamento. Mas se ficarmos nos entregando a qualquer dorzinha, não viveremos   nossa vida! Só é bom reparar para que ela seja suportável e não anormal. Peça ao médico para passar um remédio para dores de fracas a médias e outro para dores fortes. CUIDADO com remédios que atacam o fígado. Pergunte sobre isso ao seu médico!
  • CIRURGIA: Ela VAI acontecer. No meu caso, por causa do tipo de câncer, optaram por me tratar antes e operar depois. Não tenha medo da cirurgia! Pense que ela vai te livrar de todo o mal!
  • RECEITAS MILAGROSAS: Certa vez assistir no Globo Repórter que remédios naturais somados a outras medicações podem não nos fazer bem! Existem muitos chás e misturas que interferem no tratamento, por isso termina sendo perigoso.  Você VAI receber indicações, ouvir pessoas falando que "fulano lá no interior onde o vento faz a curva, tomou um suco de folha que curou do câncer". Existem algumas opções: ou é lenda, ou é mentira, ou foi um tipo totalmente diferente do seu.
  • ENJÔOS: Isso é MUITO IMPORTANTE. Náusea é diferente de vômito. Náusea é o enjoo, aquela sensação de fastio, gosto ruim na boca e etc. Vômito todo mundo sabe o que é! Aqui na Bahia dizem que é "chamar o Raul". Bom, eu chamei Raul inúmeras vezes. Existem três níveis de remédios para enjoos e vômitos (não vou citar marcas). Vamos chamar de tipos 1, 2 e 3, sendo que o 1 é o mais leve. No primeiro momento, os médicos vão te passar o 1. Bata pé firme e diga que você quer o 3!!!! O 3 é caro, mas vale MUITO A PENA (faça uma vaquinha com a família!). Não passar mal é um dos fatores FUNDAMENTAIS para ficar bem nesse momento crítico da sua vida.
  • DÚVIDAS: Isso é FUNDAMENTAL. Pegue papel e caneta para anotar TUDO que estiver na sua cabeça, mesmo que você ache que é idiota. Minha primeira pergunta foi: POSSO USAR ESMALTE E MAQUIAGEM? hehehe
Geralmente pode, tranquilamente. Eles serão super aliados seus! Pergunte coisas como: posso fazer sexo (pode, mas com ressalvas! Veja como é no seu caso)? Posso sair a noite? Posso comer que tipo de comida (a nutricionista vai ajudar, mas o oncologista pode adiantar)? Posso fazer esportes? A menstruação muda? E assim por diante. ( em meu caso uma das recomendações médicas foi evitar ambientes fechados e com muita gente.)
  • CONTANDO AOS AMIGOS: É um PORRE contar para todo mundo. Você termina tendo um discurso pronto. Tem gente que acha que você vai morrer. Que chora, que faz drama e... OPA! A paciente é você! Fuja do drama! Meu conselho é: no primeiro momento, fale somente com as pessoas MUITO próximas. Depois que você já estiver com TUDO esclarecido, você fala com seus amigos de balada, trabalho, academia e etc. Sabe o que eu fiz? Mandei um e-mail pra geral! Por mais que pareça frio, achei que foi melhor pra mim. Fora os amigos, muita gente CHATA E SEM NOÇÃO, que não tem intimidade com você, vai querer saber dos detalhes.
  • CABELOS: Esse conselho é SÉRIO! Logo depois que meu médico disse qual séria meu tipo de quimioterapia, ele disse: "seu cabelo não vai cair completamente agora, vai cair mais do que o normal, mas não por completo". E caiu (digamos 50%). Cortei-o acima do ombro! (foto dessa postagem).
  • DIRETOS DO PACIENTE COM CÂNCER: Bom, existem alguns direitos trabalhistas para pacientes com câncer. Pelo que li, SE você for demitida por isso, pode entrar na justiça,  pois preconceito é crime. Agora, se você estiver mal e precisar ficar em casa, você tem direito a 15 dias de licença médica e depois terá que ir ao INSS para um afastamento.
  • CUIDADOS BÁSICOS: A Clínica AMO, em Salvador, preparou um  manual super bacana que todo paciente deve ler. Alguns cuidados básicos são:
  1. Gengivas (escove os dentes com maior frequência, usando enxaguante sem álcool e outros remédios que o médico vai passar), use filtro solar maior que 30 (mesmo que não saia de casa! Alguns remédios deixam a pele escura)
  2. Líquidos - beba MUITA água e, se possível água de coco.
  3. Prisão de Ventre ou diarreia - cuide da alimentação para que isso não aconteça. Fale com a equipe médica sobre o assunto.
  4. Evite locais aglomerados como carnaval, festas de largo, locais fechados com muitas pessoas e etc.
  5. Evite encontrar pessoas com gripe ou viroses, mesmo que seja de longe.
  6. Não tire as cutículas das unhas - você pode fazer a unha empurrando e hidratando!
  7. Fique atenta à febre. Se der a partir de 38º fale com a equipe médica.
  8. Qualquer sintoma extremo deve ser comunicado.
  9. Evite carregar peso, subir escadas e coisas que demandem muito desgaste.
  10. Se puder, coma comidas orgânicas, de fazenda. Principalmente quem tiver câncer de mama, evite frango com hormônio e soja.
  • DESABAFE: Mesmo que você esteja bem ou frequentando uma psicóloga, acho legal fazer um diário ou um blog para desabafar, compartilhar e organizar as ideias. Eu fiz o Bula da Iza! (Tentarei atualizá-lo diariamente!)
  • AMIGOS: Essa é a hora que você vai ver quem é seu amigo. Algumas pessoas vão querer estar junto, te visitar, ligar e etc. Outras vão sumir, já que você não poderá ficar badalando. Não fique apurando. Tem gente que não entende mesmo a situação. Paciência. Você vai ficar satisfeita com o apoio de pessoas que você menos espera. Ah! Uma boa dica é fazer coisas em casa! Assistir um filme, fazer uma noite das amigas e etc. (e foi assim, que descobrir-me “arteira”, e foi em dezembro do ano passado que surgiram “As Fazedoras de Arte” – customização em camisetas.)
  • AMORES: Se você está solteira, vai ver que, provavelmente os paquerinhas também vão S-U-M-I-R! Você saberá quem riscar do seu caderninho. Afinal, precisa ser muito MACHO para ficar com uma mulher careca, né? (ouvir muitas histórias na sala de espera, e na sala de quimioterapia, de mulheres que tinham sido abandonadas por namorados e maridos durante o tratamento.) Se você tem uma relação bacana, acredito que não haverá problemas. Procure conversar bastante e coloque seu amor do seu lado nas consultas e etc. (não tive problema algum em relação a isso, ao contrário.)
  • AUTOESTIMA: É difícil, mas é importante não deixar a peteca cair. Tenham nos acessórios femininos seus maiores aliados! Use e abuse de lenços, brincos grandes, óculos, maquiagem, anéis e etc. É bom comprar algumas roupinhas também! Pode parecer fútil, mas essa "montação" é bacana para você se sentir bonita nesse momento chato. (quando eu fiquei realmente careca, em meu 2º ciclo de quimioterapia, raramente usava chapéus e lenços – assumi linda minha careca.)
Ai gente! Acho que o básico é isso! Escrevi demais hoje! Rs
Quero hoje deixar um beijo mais que especial, aos amigos que tanto amo, aao povo lindo dos Grupos “Ciúmes Estranhos, Pessoas da Alma, Solidariedade, passe a diante, Amigos de Batalha e Meus – do Facebook)que já fazem parte de mim, amo cada uma de vocês. Aos meus familiares, aos amigos que não se identificam mas que os sinto em cada visita.
Obrigada pelo carinho, força, FÉ  que vocês tem me passado. Muito Obrigada!


Espero ter ajudado!
Beijos no coração e um carinho n’alma,

Izabel Cristina





3 comentários:

  1. A cada leitura que faço do seu blog me sinto tentada a organizar as ideias e relatar minha batalha com minha "GRAÇA ILUMINADA", filha ANA CLARA. que peerdeu osmovimentos após um acidente de transito em 2009 e onde perdi meu Pai... ainda chego lá! Beijos... te garanto que este blog esta fortalecendo varias pessoas e oportunizando-as tirar duvidas, além do que verificar que o mais importante é ter CORAGEM de enfrentar a situação enão se fazer de coitado, pois muitas pessoas acham que qualquer situação dificil que você passa temos que sentir pena, discordo pois precisamos é de força e apoio e isso minha querida percebo que você tem pra dar e vender... continue escrevendo pois o blog esta ficando ótimo! PRABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Vc é linda hermana...estou aqui boba contigo e com vontade enorme de te abraçar...saudade que pula no peito...a caminhada é longa mas a gnt segue de mãos dadas, sorriso com dentes e saltitantes de tanto amor. te amo minha lindeza...aquele beeeeijo
    Com amor, Aline suapreta

    ResponderExcluir
  3. ^^ é maravilhoso poder acompanhar tudo isso... da uma estranha sensação de se estar voltando no tempo, é como se estivesse presente nesses momentos. Me chamou a atenção nesse post o trechho q conta como avisou aos amigos e me recordei como aconteceu comigo, não recebi esse email, mas lembro como me contou em uma conversa no msn depois de um longo tempo q não tinha noticias suas... e vc veio e despejou asim logo na cara: - to com cancer de pulmão...Baaaaaaaaaahhh q susto q tomeiii.. passei o resto do dia chorando

    ResponderExcluir

 

Bula da Iza 2012 Bula da Iza Designed by Larissa Franco Sponsored by Fazedoras de Arte